SOLTA A MANDINGA – Apelidos (1 de 2)

Sétima edição, Junho 2013:

APELIDOS (1 de 2)

Trabalho de Picolé

Sossego
Me deu Molinha pela minha atitude pacata
Já Morreu
Quando treinava com Sandro, um dia cheguei na academia e tinha dores em todo o corpo: costas, joelhos, pescoço, … E ele me disse mas você já morreu?? E assim ficou já morreu
Sapeca
Porque evidentemente era já uma “puxa-saco” nas primeiras aulas com Mestre Ramos!!! Digamos que perguntava sempre, talvez para eles mais do que estão habituados, questionava quando não estava de acordo e daí Sapeca…

Samurai
Me deu Luís Claudio pelos cabelos à Samurai.. mas agora já estou em pensão…
Vickyngo
O meu primeiro mestre foi o Contra-mestre Guto. Naquele tempo eu era bem mais forte e treinado… sarado. Por causa do meu tamanho ele me viu forte e poderoso, como um Viking
Mestre Pelé
É porque eu fazia escola de futebol e me chamaram de pelézinho e depois fui crescendo ficou pelé
Soltinha
O meu apelido foi dado pelo Alex porque num batizado não saltei nem um workshop de dança, da afro ao samba e forró, e à noite na festa, continuei a dançar em qualquer ritmo e músico (mérito também da caipirinha…)! Daí o apelido Soltinha
Schumacher
Pela semelhança (há dez anos atrás)
Pantera
Quando entrei na capoeira, com 11 anos, eu já tinha esse apelido de “Panthera”. Era porque eu era magrinha e os meus amigos me chamavam de Panthera Cor de Rosa, que ficou atá hoje…
Vingador
A origem do meu apelido e devido a um desenho animado da década de 80 chamado homem pássaro e vingador. E em Brasília mestre marrom mestre feijão e mestre amendoim colocaram este apelido em mim porque eu andava com mestre Abutre direto e como abutre era uma ave e vingador no desenho e o fiel escudeiro do homem pássaro
Agulha
Meu apelido e agulha, pois quando eu era novo era muito magro por isso o apelido
Fumacinha
Bom meu apelido vem comigo antes da capoeira… A historia é assim… O meu pai não deixava eu jogar bola”Futebol” na Rua, e eu sempre ia escondido. e quando meu pai aparecia eu sai correndo para casa. Assim meus amigos falavam que eu sumia igual fumaça.
Perna longa
Meu apelido de Capoeira é Perna longa…era magro tinha as pernas longas e jogave de longe,…
Palhaço
Eu recebi esse apelido 12 anos pa atras do meu mestre Steen…por causa que e parte da minha personalidade e meu ser interior.
Lobisomem
Isso foi uma brincadeira na academia do mestre zumbi, quando me viu jogando eu não dava nem um sorriso e tinha a sobrancelha muito grande e pegou o apelido!!
Mestre Feijao
Meu apelido surgiu durante uma aula eu tinha 6 meses de capoeira ….o mestre itamar estava sentado em um baú preto que ficava no canto da academia onde todo mundo tinha vontade de sentar, bem entao uma certa hora sentamos todos pra fazer abdominal ..o mestre itamar que estava sentado junto com mestre peixinho no bau olhou pra mim e disse feijao! eu nem ai mas sabia que seria um suposto apelido que estava chegando.. todo mundo riu, eu serio mas nao adiantou… ficou feijao!!!! agora o por que ….vc poderia imaginar né …? sou preto e feijao tambem é preto….embora tenha feijao branco ….já me disseram até que eu tenho cara de feijao, mas feijao nao tem cara..
Cezinha
O meu e por causa de um personagem de novela no brasil que passa no maranhao o estado que eu ia muito quando era mas novo
Professor beijaflor
Meu apelido ele veio em uma roda,antes eu tinha um salto mortal muito leve eu chegava quase para no ar,então uma vez eu esta numa roda no pe do berimbau e então na hora que eu sair para dar um mortal uma criança entrou no meio da roda mais eu ja estava no mortal então eu vir e eu ia cair encima dela mais como eu tinha o mortal leve eu conseguir ir para trás e volta para frente para nao cair encima da criança então dês desse dia meu mestre falou eu sou um beija-flor consigo voar para frente e para trás

Cromadinho
Tudo começou assim …Um belo dia meu irmão mais velho saiu de casa para correr e ele gostaria de queimar a pele deixa-la muito escura mesmo ,dai então ele passou muito bronzeador na pele e saiu para correr mas ao invez disso ficou com a pele brilhando com um brilho cromado como tem a prata, ao passar perto de seus camaradas de capoeira o apelidaram de cromado.Algum tempo depois na escola aonde eu estudava no período da tarde eu encontrei uma menina que conhecia um amigo meu que namorava com sua cunhada mas não sabia meu nome mas sabia que eu era irmão do cromado e dai então me chamou de cromadinho e como morávamos na mesma cidade também assim foi se espalhando este apelido .E na capoeira como muitos não sabia meu nome mas sabia que eu era irmão do cromado me chamavam de cromadinho e assim foi ficando com o passar do tempo.
Ladainha
Meu apelido é ladainha, porque eu gostava muito de cantar musicas de capoeira mas no começo só sabia 2 ladainhas, entao quando meu mestre falava canta aí ladainha pq só isso q eu sabia cantar
Valentona
Vem do adjectivo brasileiro “valente”, que segundo Pelé me identifica particularmente.
Pequeno
Eu acho que é irônico. Timbalada me disse uma vez que que ele não queria me chamar de “perna longa” ou ” gigante”…porque todos os grandes já se chamam assim, então ele queria uma coisa diferente. E eu o agradeço todo dia pra ele me ter dado esse apelido eu gosto muito!!! É parte de me agora, parte da minha personalidade. E não sei se teve uma importância na sua escolha mas quando eu comecei a capoeira eu estava o mais jovem do grupo. Viola!
Vapor
Porque antes de viajar pela primera vez no Brasil eu nao tinha apelido. Então eu perguntei por Chão e ele me olho o treino entero. Nessa epoca nao tinha nada para esquentar a sala. No final do treino nos sentemos para fazer a roda e eu fiquei fazendo muito vapor.
Coqueirinho
Quando iniciei a capoeira no grupo bomfim aos 7 anos eu usava o cabelo muito curto, entao o mestre me apelidou de coquinho(por causa da cabeca no formato de um côco) entao meu irmao mais velho apelidaram de coqueiro mas com o tempo comecaram a me chamar de coqueirinho devido ao meu irmao mais velho se chamar coqueiro. Então começaram a chamar coqueiro e coqueirinho!
Pedigree
Meu apelido foi por causa do meu irmão mais velho que me levou para capoeira, ele fazia e seu apelido é Vira-latas (cachorro de rua misturado, sem pedigree) e quando eu comecei me chamaram de Pedigree!! O apelido do meu irmão era por que ele tinha uma tatuagem de um cachorro de rua com a cara dentro de uma lata de lixo, o que caracteriza “vira latas”
Mestre Boa Gente
Eu sempre fui educado, e sempre que eu derrubava alguem eu pedia desculpa, nao era normal na decada de 1960, e iam falar sobre mim ninguem sabia meu nome, ai diziam aquele bem educado, aaaaaaa, e boa gente ai o meu mestre gato preto, começou a me chamar de boa gente foi assim
Mascara
Então sempre fui muito sorridente alegre…Ai meus amigos me comparavam com o personagem do filme, o mascara! mas este apelido foi meu mestre quem me deu… Quando mais garoto, eu era um tanto ousado! As veses entrava na roda, dava banda nos colegas e as vezes ate golpes… Então meu mestre dizia que eu era um MASCARADO!
Esta entrada foi publicada em 7ª EDIÇÃO, JUN 2013. ligação permanente.

8 respostas a SOLTA A MANDINGA – Apelidos (1 de 2)

  1. ArthurTerraNossa diz:

    Gafanhoto,porque sou alto magro e comprido!Quem meu deu foi o meu antigo professor,Alexandre Chocolate do Abadá.Tambem tenho Pernalonga e Super Shock.Mais eu prefiri Gafanhto

  2. Renata diz:

    Bom meu apelido e Galega, eu pensava em varios apelidos interessantes so que nenhum nao tinha nada a ver comigo entao lembrei que todos mim chamavam de galega antes de entrar na capoeira, por causa da cor de meus cabelos louros….

  3. roniel diz:

    meu apelido facão parque sou agio e rapido e não gosto de levar nada na brincadeira

  4. Menino Prodígio:Porque aprendo as coisas muito rápido,tanto com alguem me ensinado ou sozinho

  5. Graziella diz:

    Meu nome e graziella da cidade de campinas-sp.meu apelido e beira-mar por causa dos meus costumes antigamentes que so ficava na beira do mar.

  6. jorge diz:

    meu apelido e mané mago por que sol muito rapido e mago

  7. ytalo diz:

    Meu nome é Ytalo de Santo Amaro-Ba. meu apelido é zika pq tem momentos que eu sei ser bom ou ruim, principalmente quando tô na roda

Deixe uma Resposta

